Petista propõe a destinação de auxílio à ditadura comunista afetada pelo furacão
Gleisi Hoffmann solicita auxílio ao governo Lula para Cuba após furacão
A deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), pediu ao governo Lula a implementação de medidas efetivas para ajudar Cuba, que enfrenta uma crise em seu sistema elétrico e os danos resultantes da passagem do furacão Oscar. Em uma publicação no Twitter/X na quarta-feira, 23, Gleisi afirmou: “Nosso governo também precisa entrar nessa corrente, com ações concretas”. Até o momento, não houve resposta do governo federal em relação ao pedido da parlamentar.
O regime comunista cubano, liderado pelo ditador Miguel Díaz-Canel — que sucedeu Raúl e Fidel Castro —, possui uma longa história de aliança com Lula e o PT. Durante as gestões petistas de Lula e Dilma Rousseff, o Brasil financiou diversos projetos de infraestrutura em Cuba, incluindo o Porto de Mariel. No entanto, o regime cubano deixou de quitar uma dívida que ultrapassa R$ 3 bilhões.
Gleisi também criticou o embargo econômico imposto aos cubanos, afirmando: “Mesmo sofrendo seis décadas com um bloqueio econômico cruel, imposto pelos EUA, o povo cubano sempre deu a mão a quem precisa, inclusive a nós, no Brasil”.
Em sua mensagem, a deputada fez um apelo aos seguidores para que participem da campanha do PT, intitulada “Ajude Cuba a se reerguer”. Segundo os materiais de divulgação da campanha, o partido ressalta que Cuba sempre “estendeu sua solidariedade ao mundo” e que agora é o momento de retribuir.
A iniciativa conta com o apoio de várias personalidades, incluindo artistas, políticos e ativistas de esquerda, como Frei Betto, o ator José de Abreu, a ativista Marília Guimarães e o prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá (PT).
Além de coletar “roupas”, “pilhas”, “itens de higiene” e “alimentos” em pontos de arrecadação em cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Niterói, Vitória e Maricá, a campanha também aceita doações em dinheiro. Os recursos arrecadados serão enviados diretamente para a “Câmara Empresarial Brasil-Cuba”.
Comments