A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, teve pelo menos duas atitudes controversas durante os painéis do G20 Social, realizado no Rio de Janeiro. Na sexta-feira (15), ao ser provocada por uma pessoa que se referiu ao evento musical como "Janjapalooza", ela respondeu de forma ríspida. Já no sábado (16), Janja usou uma expressão de baixo calão em inglês para ofender o empresário Elon Musk.
A socióloga, que é a idealizadora do festival Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, demonstrou irritação ao ouvir uma mulher na plateia de um painel sobre igualdade racial chamar o evento de "Janjapalooza". O termo, que tem circulado na mídia, faz uma analogia ao Lollapalooza, famoso festival musical realizado no Brasil desde 2012, e é uma crítica à maneira como a socióloga tem se associado à divulgação do festival, cujos três dias de shows se encerram neste sábado.
Visivelmente contrariada, Janja respondeu de forma ríspida à mulher, enquanto o público ria do apelido, antes de sua repreensão. "Não, filha, é Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Vamos ver se você consegue entender a mensagem, tá?", disse, provocando um desconforto entre os presentes.
Na quinta-feira (14), Janja subiu ao palco para abrir o evento, que, apesar do nome, não apresenta ações práticas contra a fome ou a pobreza.
Ela comparou o festival àqueles realizados por artistas no passado, citando o Live Aid de 1985, que buscava combater a fome na Etiópia, o Festival Free Mandela de 1988, que pedia pela libertação do líder sul-africano, e o Festival Lula Livre de 2019, no Brasil, em apoio à liberdade do presidente Lula. "Hoje, mais uma vez, a música e a arte se unem para combater a fome e a pobreza no mundo", declarou.
O evento foi financiado por recursos do Ministério da Cultura, da Prefeitura do Rio de Janeiro e de empresas públicas como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaipu e Petrobras. O custo com os cachês dos 30 artistas convidados foi de aproximadamente R$ 900 mil, mas os valores relativos à curadoria, estrutura, produção e segurança não foram divulgados.
Janja ironiza Elon Musk ao apoiar a regulamentação da internet
Neste sábado (16), à tarde, durante um encontro do G20 Social voltado para influenciadores digitais, que contou com a presença do youtuber Felipe Neto, a primeira-dama demonstrou mais uma vez falta de compostura.
Ela discutia a necessidade de regulamentar as redes sociais para combater a desinformação quando o som de um navio interrompeu sua fala (o evento ocorreu na região portuária do Rio de Janeiro). Tentando fazer uma piada, Janja disse: "Deve ser o Elon Musk". Em seguida, afirmou não ter medo do empresário americano e proferiu a expressão vulgar "fuck you, Elon Musk", recebendo aplausos da plateia.
Comments