Na altitude, a Bolívia derrotou a Colômbia por 1 a 0 nesta quinta-feira (10), em partida válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O único gol do jogo foi marcado por Miguelito, que fez uma jogada brilhante no estilo de Lionel Messi. A joia do Santos driblou vários defensores e acertou um chute potente no ângulo, garantindo a vitória boliviana no segundo tempo.
Miguelito celebra o gol decisivo pela Bolívia na vitória contra a Colômbia nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
A Bolívia conquistou uma vitória heroica, além do golaço, superando dificuldades após a expulsão de Cuéllar no início da partida por interromper um contra-ataque colombiano com Martínez. A equipe boliviana jogou com um jogador a menos por mais de um tempo e meio.
O jogo ocorreu no Estádio Municipal de El Alto, situado a 4.150 metros de altitude, ainda mais alto que La Paz, onde normalmente a seleção joga. O estádio pertence ao Always Ready.
A partida contou com a presença de alguns jogadores 'brasileiros', como o boliviano Miguelito (Santos) e os colombianos Jhon Arias (Fluminense), Santiago Arias (Bahia) e Richard Ríos (Palmeiras). O comando da arbitragem ficou por conta de Wilton Pereira Sampaio, que foi o árbitro responsável pela partida.
O resultado aumentou a pressão sobre o Brasil. Com a vitória, a Bolívia alcançou 12 pontos, subindo para a quinta posição e ultrapassando o Brasil, que caiu para sexto. Dependendo dos próximos resultados, a seleção brasileira pode cair ainda mais na tabela. Já a Colômbia permanece com 16 pontos, ocupando o segundo lugar.
Como foi o jogo
A Bolívia começou pressionando, como era esperado devido à altitude, mas os planos mudaram rapidamente. Aos 21 minutos, após uma tentativa de ataque, a bola sobrou para Martínez, da Colômbia, que avançava em campo aberto. Cuéllar, da Bolívia, o derrubou, resultando em uma expulsão imediata e deixando os anfitriões com um jogador a menos.
A tarde histórica da Bolívia foi coroada com um gol digno de Messi. Miguelito partiu pela direita, cortou para o meio, driblou dois marcadores – deixando um deles no chão – e chutou com precisão. A bola encontrou o ângulo direito de Arias, que nada pôde fazer para impedir.
Com a vantagem no placar, a Bolívia se retraiu ainda mais, suportando a crescente pressão colombiana. Os visitantes protestaram contra Wilton Pereira Sampaio por um possível pênalti após a bola tocar na mão de um jogador boliviano dentro da área, mas o árbitro não assinalou e não foi chamado pelo VAR para revisar o lance.
Comments