O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que solicitará ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para participar da posse de Donald Trump.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que pedirá ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para comparecer à posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Bolsonaro revelou sua intenção de fazer o pedido caso seja convidado por Trump, afirmando que peticionaria ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao STF para conseguir a permissão. Vale lembrar que, devido a uma investigação sobre uma suposta tentativa de golpe para mantê-lo no poder, o passaporte de Bolsonaro foi retido.
Nas eleições dos Estados Unidos, realizadas em 5 de novembro, Trump derrotou Kamala Harris, do Partido Democrata, e Bolsonaro comentou que talvez seja o único brasileiro a ser convidado para a cerimônia. "Ele [Alexandre de Moraes] vai dizer 'não' ao homem mais poderoso do mundo? Eu sou o ex-presidente. Você acha que o Trump vai criar um problema por causa de mim?", questionou Bolsonaro.
O ex-presidente também falou sobre o possível convite para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sugerindo que, se houver, seria apenas uma formalidade protocolar.
Além disso, Bolsonaro destacou que Moraes já negou três de seus pedidos para viagens internacionais, sendo o mais recente um convite para visitar Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, durante as eleições dos EUA.
A posse de Donald Trump está agendada para o dia 20 de janeiro, nos Estados Unidos.
Comments